Cursistas do PARFOR/UESPI de Curimatá, Corrente e Bom Jesus comemoram conquista do grau de licenciados

Os dias 10, 11 e 12 de novembro foram de festa para os professores cursistas do PARFOR/UESPI de Curimatá, Corrente e Bom Jesus com as solenidades de colação de grau de 5 turmas dos cursos de Pedagogia, Computação e Educação Física. O Plano Nacional de Formação de Professores da Rede de Ensino formará até o final da primeira quinzena do mês de dezembro cerca de 1.300 professores.

Emoção define a cerimônia realizada em Curimatá.  A cidade compareceu para receber a primeira turma de Pedagogia formada pelo PARFOR. A turma “Professor Francisco de Assis Soares” era composta por 26 formandos, a maioria,  professores experientes que deram aula nas escolas da rede de ensino da zona rural e da cidade.

IMG_20161110_202419514

“O plano tem essa função de chegar nos lugares mais distantes para qualificar os professores da rede pública”, disse o Coordenador Geral do PARFOR .

A docente aposentada Cândida Ribeiro de Carvalho, de 58 anos, conta que o final da carreira não foi motivo para desistir da graduação. “Já estava quase terminando quando me aposentei, mas resolvi terminar o curso. Era meu sonho ter uma graduação”, disse a pedagoga.

IMG_20161110_200651923

Orador da turma de Pedagogia, Gledson Lustosa Freitas.

“Essa turma é especial, por vários motivos. É especial porque muitos já foram professores de muitos que estão aqui nessa assembleia e hoje estão habilitados oficialmente”, disse o Coordenado Geral do PARFOR/UESPI, Prof. Marivaldo Mendes, ao discursar na cerimônia.

“O PARFOR tem essa missão de formar, juntamente com a Universidade Estadual do Piauí, alunos-cidadãos. Aqui têm professores que nem mais atuam e tiveram a coragem de permanecer cursando pedagogia. Isso é muito interessante, é uma forma de ver que a sociedade precisa de pessoas qualificadas não só tecnicamente, mas também pelo conhecimento acadêmico”, disse o Pró-reitor de Planejamento e Finanças, Prof. Me. Raimundo Isídio de Sousa, que outorgou o grau de licenciados.

IMG_20161110_204921771

Turma  de Pedagogia de Curimatá do PARFOR/UESPI “Professor Francisco de Assis Soares”.

“Incentivei meus filhos a cursarem”

Em Corrente, a solenidade de colação de grau em separado das turmas de Computação e Pedagogia ocorreu, dia 11, no Campus da UESPI. A pequena quantidade de formandos escondia uma bela história: mãe e filhos colavam grau juntos.

IMG_20161111_101955306

Na foto: Prof Dr. Aldir da Silva Sousa, Coordenador de Computação do PARFOR/UESPI; os formandos Luana Rodrigues Melo, Luiza Rodrigues Carvalho, Pompilho Reis de Melo; e o Coordenado Geral do PARFOR/UESPI, Prof. Marivaldo Mendes.

A professora Luiza Rodrigues Carvalho de Melo, de 55 anos, afirma que os 25 anos de experiência foram importantes para incentivar os filhos. “Incentivei meus filhos a cursarem também. Às vezes tinhas coisas que eu não sabia e buscava neles, às vezes passava para eles, pois tinha mais experiência como professora”, explica a pedagoga.

IMG_20161111_105642614

Foto oficial da Turma  de Computação do  PARFOR/UESPI de Corrente.

“Foi muito bom estudar com minha mãe. Atualmente eu não estou morando na cidade e só vinha aqui no período de férias. Sem ela eu não teria concluído”, disse Luana Rodrigues Melo de Castro, de 29 anos, que também cursou Pedagogia.

O filho Pompilho Reis de Melo Júnior, 29 anos, graduando em computação, é categórico ao dizer que a influência maior partiu da mãe. “A gente está comentando em casa de fazer uma festa só”, comenta.

Bom Jesus

A solenidade de colação de grau em Bom Jesus, realizada no Auditório do Senac, dia 12, reuniu amigos e familiares de várias cidade vizinhas. Os formando da turma de Computação, “Conectados para o futuro”, e de Educação Física, “Determinação e compromisso a serviço do seu bem estar”, era comportas por professores cursistas de Bom Jesus, Cristino Castro, Currais, Santa Luz, Alvorado do Gurgueia, Guaribas e Monte Alegre do Piauí.

IMG_20161112_194329694

Solenidade de colação de grau em Bom Jesus, realizada no Auditório do Senac, dia 12.

De Alvorado do Gurgueia, Teixeira Amaral da Silvia, de 43  anos, relata como foram os anos de estudo. “Eu e mais cinco alugamos uma quitinete e ficávamos aqui no período de férias. Minha cidade fica localizada a 72 k. Foram 4 anos de muita correria, hoje é só vitória”. Há 17 anos ministra aulas de ensino religioso e pretende agora buscar mais qualificação. “Quero fazer uma especialização na área de programação”, planeja o professor.

IMG_20161112_201301841

Coordenado Geral do PARFOR/UESPI, Prof. Marivaldo Mendes, discursa na cerimônia.

IMG_20161112_204514457_HDR

Turma de Computação:“Conectados para o futuro”.

IMG_20161112_204333251

Turma de Educação Física: “Determinação e compromisso a serviço do seu bem-estar”.

Elaine de Moura

Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI