O Plano Nacional de Formação de Professores da Rede de Ensino levou para o Polo de Beneditinos a palestra “Noções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente”, ministrada pelo professor Cássio Nunes, especialista em Docência do Ensino Superior e Direito Civil e Processo Civil. O evento foi realizado no dia 13 de outubro, data em que o ECA completou 26 anos de vigência.
O evento foi direcionado para professores cursistas, professores orientadores, funcionários e alunos da Unidade Escolar Lucilio Albuquerque, local onde funciona o PARFOR/UESPI em Beneditinos.
A palestra provocou debates sobre os direitos e deveres das crianças e adolescentes, como também a distinção entre a educação escolar e familiar. “A palestra trouxe à tona várias discussões sobre os impactos gerados na vida das crianças e dos adolescentes após a promulgação das leis em defesa desses menores, no cenário atual e dentro da perspectiva nordestina”, disse Cássio Nunes.
A palestra fez parte da Semana da Criança, realizada com diversas ações para as crianças da Unidade Escolar. “Na quinta-feira abordamos o ECA e convidamos o professor Cássio Nunes para falar”, disse a Coordenadora Local do PARFOR, Aline Barros Girão.
Segundo a Coordenadora, o intuito é levar informação não só para os professores, mas também, para as crianças, o entendimento de como são aparadas pelas leis e seus deveres. “Esquecemos que por trás do direito temos um dever. As crianças também têm deveres e precisam ter esse conhecimento”, pontuou a coordenadora.
Os alunos receberam a exposição dos temas com entusiasmo. “Eles compreenderam a linguagem do professor e gostaram de conhecer o Estatuto, pois não sabiam que existia. Levamos o material e as crianças puderam manusear. Na sexta houve uma revisão do que aconteceu durante a semana”, finalizou ela.
O Polo do PAFOR/UESPI de Beneditinos vem trabalhando desde o início do ano com a exposição de várias temáticas em parceria com a Coordenação Geral.
Elaine de Moura
Assessoria de Comunicação do PARFOR/UESPI