Projeto ajudará professores na educação da pessoa com deficiência visual

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí – PARFOR/UESPI vai realizar um curso nos meses de abril, maio e junho nos municípios de Bom Jesus, Piripiri e Floriano para professores da Educação Básica com o objetivo de ajudá-los a melhorar o ensino para estudantes com deficiência visual.

Profa. Msc. Rogéria Rodrigues é a coordenadora do projeto (foto: Marco Freitas)

O curso Tecnologias assistivas: um caminho para a inclusão será ministrado pela Profa. Msc. Rogéria Rodrigues, Pedagoga e Mestre em Educação. “Queremos orientar os professores a trabalhar com pessoas com deficiência visual na sala de aula. Eles vão aprender a utilizar as chamadas tecnologias assistivas, como a audiodescrição, o audiolivro e o livro digital para ajudar no processo de ensino-aprendizagem”, antecipa Rogéria, que possui deficiência visual.

Os professores vão aprender como utilizar essas e outras tecnologias na prática, com a realização de atividades durante as 20 horas de curso. “Vamos trabalhar também com o braile (uma das tecnologias mais antigas na escolarização de cegos) e com programas sintetizadores de voz, que, podem ser instalados em qualquer computador. Faremos também uma sessão de cinema com vendas nos olhos, para que as pessoas sintam um pouco o que é não ver”, acrescenta.

Com a melhor orientação dos professores, Rogéria acredita que o aluno com deficiência visual deixará de ser visto como um problema em sala de aula. Para ela, o curso vai mostrar que, com as técnicas adequadas, as capacidades desses alunos podem ser exploradas assim como as dos estudantes demais estudantes.