Alunos do PARFOR/UESPI realizam I Festival de Danças Culturais Escolares de Valença

Alunos do VIII período do curso de licenciatura plena em Educação Física PARFOR/UESPI de Valença do Piauí, realizaram no dia 2 de Abril o I Festival de Danças Culturais Escolares de Valença e Vale do Sambito, que aconteceu no Centro Social Urbano (CSU), com a presença de crianças, jovens, adultos, idosos.

O projeto foi aplicado pela professora de Prática Pedagógica Interdisciplinar VII, Mariana da Silva Ferreira, e teve como proposta a formação da consciência para preservar, valorizar e divulgar o patrimônio cultural da nossa região, interagindo danças e músicas na perspectiva da construção de uma identidade cultural, tendo em vista que a dança é a arte que utiliza o corpo em movimento como meio de expressão, criação e comunicação, sendo capaz de liberar sentimentos e emoções sobretudo, refletir manifestações culturais e transforma-se em linguagem social. Na disciplina de Educação Física a dança é vista como um importante forma de ensino e aprendizagem.

As escolas que ​competiram foram: Reizado (UE Conego Acilino ) ; Grupo Batuque da Missão (UE Jarbas Martins de Aroazes) ; Dança da Peneira (UE Dona Adelaide) ; Companhia de Dança Corpo Expressão ( UE Ministro Hugo Napoleão) ;  Dança Afro (CAIC). Se apresentaram no Festival as alunas do CAIC ; Zumba (NASF-Valenca) ; Quadrilha Explosão Caipira e Safona de Ouro ; Dança do Ventre; Capoeira (UE Joaquim Manoel); Voz e Violão com o aluno Samuel de Carvalho de Inhuma;  Show com a Banda Kapteriores e Francivaldo Rosa voz e violão.

foto matéria 2

Para a professora da disciplina, Mariana da Silva, o projeto é importante pois; ” O aluno ao ingressar na escola já traz consigo um conhecimento amplo a respeito de seu corpo, mas que muitas vezes não é despertado.A dança, assim como as atividades recreativas podem refletir os diversos aspectos culturais e pode ser abordada sob inúmeras possibilidades. O projeto veio como uma forma de oportunizar alunos da cidade de Valença e região para estar demonstrando seu potencial criativo e representativo além de valorizar e resgatar a cultura de sua região através da dança e da música”.

foto matéria

O aluno da turma de Educação Física de Valença, Leilivan Martins, ressaltou sua satisfação com a aplicação do projeto:” Nosso projeto com certeza ficará eternizado na memória de todos de Valença e Território do Vale do Sambito. Pois nosso objetivo foi promover um evento democrático com a participação de um publico envolvendo gerações (crianças,jovens,adultos e idosos) resgatando nossa identidade cultural através da dança”.