Castelo do Piauí recebe oficina de Noções de Astronomia do PARFOR/UESPI

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UESPI iniciou no município de Castelo do Piauí, no dia 18 de Março a oficina Noções de Astronomia que tem como proposta trazer uma reflexão sobre a importância do conhecimento astronômico com base em conceitos teóricos, conscientizando os cursistas da importância da astronomia a sua aplicação em sala de aula.

Durante este primeiro momento  foi desenvolvido uma aula teórica introdutória onde foram abordados temas como a teoria do universo, o surgimentos dos sistemas planetários e a formação do planeta terra, com a participação dos alunos com a atividade prática em que os alunos confeccionaram modelos em isopor de sistema planetário e relógio do Sol. No segundo momento da oficina que acontecerá nos dias 01 e 02 de Abril será realizada uma aula teórico-prática no campo da Física a partir de experimentos e utilização de instrumentos ópticos, como a luneta.

1af131f4-9d6d-4402-8084-83d9c49d0f46 (1)

O coordenador da oficina, prof. Esp.Werton Costa, ressaltou que o estudo da astronomia é de fundamental importância:  “O conhecimento astronômico é por demais abstrato porque ele trata de eventos ou fenômenos na maioria dos casos externos ao cotidiano das pessoas, conhecimentos que são vistos apenas na internet ou na TV e nos livros. Quando nos temos a oportunidade de trazer o instrumento, a tecnologia e de proporcionar uma aproximação dessa tecnologia no cotidiano das pessoas nós temos um ganho de aprendizado fantástico, a ideia é que o professor passe a ter uma atitude científica onde ele possa perceber que é possível fazer ciência com as observações do cotidiano”.

A cursista Francisca Irisneuda Pereira, que participou da primeira fase da oficina, enfatizou que a oficina clareou mais seu conhecimento sobre astrologia:  “A oficina,  pra mim trouxe um conhecimento mas claro sobre a formação e localização dos planetas,  e deixou dicas como repassar para os alunos na sala d aula,  foi 100 % de aprendizagem”.

868c5305-2f88-4e3c-bcdb-80d177345777

Coordenador Geral do PARFOR/UESPI Marivaldo Mendes durante visita a oficina de Noções de Astronomia em Castelo do Piauí.