Alunos cursistas PARFOR realizam discussão sobre Educação Especial

Alunos do curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UESPI campus Esperantina, realizaram na sexta-feira (11) o I Simpósio em Educação Especial que trouxe como proposta  um debate a cerca  da formação dos alunos com deficiência, considerando as suas necessidades específicas de forma a promover acesso, participação e interação nas atividades escolares no ensino regular.

A ideia de realizar o I Simpósio de Educação Especial ocorreu quando o professor da disciplina Pratica Pedagógica Interdisciplinar VII, o pesquisador Luiz Alves de Souza Júnior, discutia a temática com os alunos e durante a construção do projeto de intervenção, surgiu a ideia de aplicar um questionário para ver com os professores das escolas públicas dos municípios circunvizinhos trabalham com os alunos com deficiência em sala de aula. Diante das respostas dos professores chegou – se a conclusão que era necessário realizar um evento impactante para desvela olhares críticos e reflexivos sobre a Educação Especial.

O encontro teve a presença de conferencistas especialistas em Educação Especial, com a participação efetiva de cerca 80 pessoas. Durante as discussões e debates realizados ,os professores ressaltaram que os alunos com deficiência nas escolas ainda nos dias atuais estão sendo apenas integrados e não verdadeiramente inclusos no processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas brasileiras e enfatizaram a necessidade de mais discussões sobre o tema inclusão.

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Alunos do curso de Pedagogia do PARFOR, município de Esperantina.

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