PARFOR finaliza curso de Orientação Pedagógica em ABA nas cidades de Oeiras e Floriano

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR realizou em parceria com Instituto Terapêutico Desenvolver o Curso de Orientação Pedagógica em ABA para o manejo de alunos com o transtorno do espectro autista nas cidades de Oeiras e Floriano. O projeto é coordenado pela psicóloga e Mestre em Educação Danielle Fonseca, com apoio dos psicólogos Danilo Carvalho e Kelvis Sampaio e quatro professoras da Associação de Amigos dos Autistas –  AMA: Lucinete Lima, Roseane Santos, Soraia Amorim, Djaci Nascimento.

O curso foi ofertado em três módulos que aconteceram nos meses de Setembro, Outubro e Novembro e teve por objetivo proporcionar a formação de professores da educação básica pública para o manejo de alunos que se enquadram no espectro autista. Diversas atividades foram realizadas durante o curso, no primeiro módulo foi aplicado noções básicas de Análise Aplicada do Comportamento (ABA) diagnóstico, histórico e acompanhamento terapêutico , no segundo foi confeccionado material (pec’s) com o objetivo de proporcionar conhecimento dos principais aspectos legais que regem a educação inclusiva direcionada ao autismo.

materia 2

Atividade Relation Play

Neste final de semana durante o terceiro módulo as atividade abordadas foram currículo e adaptação de tarefas e o Relation Play .O Relation Play (jogo pelo movimento), segundo a ministrante do curso, professora Ma. Danielle Fonseca, ” vem como mais uma ferramenta para os professores lidarem com os alunos na busca da autoconsciência e da autoconfiança”. Ainda de acordo com Danielle, “os temas abordados durante todo o projeto, tem extrema importância para que a inclusão do aluno aconteça em sua plenitude e seu sentimento de pertença seja alcançado, bem como seu aprendizado”.

materia

Professora Ma. Danielle Fonseca durante atividade com alunos

O PARFOR  foi pioneiro nesse tipo de projeto, e finaliza o curso este ano, deixando seu propósito cumprido, que é introduzir pequenas alterações no comportamento e conhecimento dos professores no acompanhamento, ensino e intervenção mais efetiva com a criança autista em sala de aula.