PARFOR realiza III Seminário Regional de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Picos

O novo ambiente escolar pede uma reflexão sobre as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores em sala de aula, dentro desse contexto o Plano Nacional de Formação de Professores PARFOR/UESPI promoveu o III Seminário de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas na cidade de Picos onde foram debatidos o uso de novas metodologias de ensino e como desenvolver práticas pedagógicas que contribuíram para a melhoria do cotidiano docente. O evento aconteceu no Campus Altamira de Picos nos dias 30 e 31 de Outubro e teve cerca de 150 participantes.

A abertura do evento foi feita pela cantora Maria de Jesus (Loirinha) e pelo grupo cultural Adimó que apresentou o frevo e a dança afro. A mesa de honra foi composta por Raimundo Dutra Coordenador Geral do PARFOR, Evandro Alberto, Diretor do Campus da UESPI em Picos, Rosilene Monteiro, Secretaria de Educação de Picos, Noemia Marques, diretora da 9º GRE de Picos, Aurenice dos Anjos Coordenadora Local do PARFOR em Picos e pelos palestrantes Marta Rochele e Alainy Leitão.

1329ok 4

1221ok

Grupo Cultural Adimó

No primeiro dia a profª Mª Marta Rochelly Ribeiro apresentou aos alunos a palestra “Saberes no Cotidiano Escolar” onde aconteceu uma reflexão junto aos alunos e professores sobre formas de melhorar a qualidade da educação, a escola como um ambiente inventivo e a docência por uma nova lógica. Para Rochelly o PARFOR tem um compromisso social com a formação de professores, “falar de formação de professores de saberes docentes com os alunos do PARFOR é extremamente enriquecedor, pois através das experiências vividas por eles em sala de aula podemos promover um debate sobre as metodologias utilizadas e assim desenvolver e discutir novas práticas a serem manuseadas por eles e pelos futuros profissionais”.

Durante os dois dias de evento os alunos participaram de palestras, mini-cursos, mesas-redondas e salas temáticas sobre temas relacionados à gestão escolar, alfabetização e letramento, relações interpessoais em sala de aula, avaliação de aprendizagem e currículo escolar e as relações étnico-raciais. Foi apresentada pelo professor Me. Alainy Leitão a mesa redonda “Gestão Escolar: Desafios e Perspectivas no Contexto Atual com a participação da Secretária Municipal de Educação Rosilene Monteiro, a gerente da Gerência Regional de Educação Noêmia Marques, a diretora  representante das escolas Municipais Helena Cristina Soares.

palestranteok

Profª Mª Marta Rochelly Ribeiro durante a palestra “Saberes no Cotidiano Escolar”

Concluir o Magistério ou a licenciatura é apenas uma das etapas do longo processo de capacitação que não pode ser interrompido e sim continuado de forma permanente. Para o Coordenador Geral do PARFOR, Raimundo Dutra, o Seminário de Formação de Professores e Prática Pedagógicas do PARFOR/ UESPI: ” é uma construção na forma de nós proporcionarmos a discussão acerca dos temas que fazem parte do cotidiano da escola e da docência, os temas discutidos durante o seminário tem o objetivo de provocar uma discussão ampla e aprofundada acerca do que hoje os professores vivenciam nas escolas da educação básica e que os futuros professores deverão também vivenciar”.