PARFOR oferta 50 vagas para o evento África Brasil 2015 em Teresina

O  Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí – PARFOR/UESPI está ofertando para seus alunos 50 vagas para o IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Identidades e Diásporas que acontecerá de 18 a 20 de Novembro no Auditório Central da UESPI, Campus Torquato Neto. As inscrições iniciam hoje(23), sendo as 50 gratuitas e devem ser feitas na Coordenação Geral do PARFOR ou junto aos Coordenadores Locais do seu município. O encontro possibilitará o reconhecimento da História e do valor da Cultura dos afro-brasileiros, afrodescendentes e africanos pelo próprio negro e o não negro, a recusa dos estereótipos e preconceitos raciais elaborados ao longo de vários séculos.

Entre as propostas do encontro está promover estudos sob a ótica da pluralidade e da multiculturalidade, do respeito à diferença, intercambiando experiências e saberes através da transmissão de conhecimentos e conteúdos disciplinares atualizados nas áreas de Literatura, História e Cultura Afro-brasileiras, Africanas, Indígenas e Gênero também será discutida a obrigatoriedade do ensino da cultura e história africana e indígena na rede pública e privada de ensino do Brasil, instituídos pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008.

O IV Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas conta com a presença de palestrantes de todo o mundo e  é uma realização do NEPA (Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro) e o Mestrado Acadêmico em Letras da UESPI, em parceria com o Núcleo de Estudos Hispânicos, NELIPI (Núcleo de Estudos de Literatura Piauienses) e apoio de diversas instituições governamentais. Entre as atividades do evento estão: 1 workshop, 4 conferências, 13 simpósios, 12 mini cursos e 9 mesas redondas, além de apresentação de trabalhos científicos, lançamento de livros, roda de poesia e tambores e show musical.

Link para o site do evento: http://nepa.uespi.br/
Link para a programação do evento: http://s3.amazonaws.com/nepa2015/ckeditor_assets/attachments/34/programacao_16_09_2015.pdf