Estudantes de Pedagogia do PARFOR/UESPI realizam visita técnica utilizando métodos cartográficos

Graduandas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), curso de Pedagogia (Campus: Drª Josefina Demes em Floriano – PI, realizaram uma visita técnica ao Povoado Manga (PI). A visita faz parte da disciplina Conteúdo e Metodologia da Geografia, com o objetivo da decodificação da cartografia através do lugar e melhor alfabetização da geografia para crianças.

Estudantes em visitam ao Povoado Manga, interior de Floriano para colheita de dados

“O objetivo foi trabalhar in loco conceitos discutidos durante as aulas: representação espacial, território, paisagem, lateralidade, orientação, alfabetização cartográfica, lugar, dentre outros. Juntamente com a turma, escolhemos o povoado Manga (PI), pois este é considerado o espaço geográfico a partir do qual a cidade de Floriano tem parte de suas memórias originais”, comenta o professor da disciplina Cardozo Júnior.

Inicialmente, foi realizado a análise da paisagem a ser visitada, através dos Kits geográficos recebidos pela Coordenação do PARFOR e também do programa Google Earth como inserção de tecnologias de forma interativa. “Ao chegarmos no povoado foram utilizados vários instrumentos de reconhecimento: observação, entrevistas e questionários aplicados à população. Após o estudo de campo, os grupos elaboraram relatórios e também construíram maquetes educativas de representação dos lugares visitados”, destacou o docente.

Leitura e compreensão cartográfica

“Conhecer de perto o significado de lugar através da vivência e percepções dos moradores do povoado possibilitou a compreensão do passado e do presente no conjunto de relações dos valores humanos com a natureza. Também permitiu adquirir conhecimento nos mais diversos aspectos culturais, econômicos e políticos que poderão ser utilizados nas práticas pedagógicas dos professores no ensino de Geografia”, finalizou Cardozo Junior.

Estudantes compartilham as experiências na sala de aula

Recentemente a coordenadoria geral do PARFOR/UESPI distribuiu kit cartográficos estão 550 mapas, 20 globos físicos, 59 globos táteis, 20 globos políticos, mapas de relevo, político, hidrografia, climático etc. para os municípios do Piauí onde existem cursos de geografia.

Fonte:
Assessoria de Comunicação – UESPI