Com quase 1700 professores formados, PARFOR/UESPI transforma a educação básica no Piauí

“O PARFOR com certeza mudará a educação do nosso município porque prepara o aluno/professor para o exercício de seu ofício na sua área de trabalho”. O trecho acima foi proferido pelo graduado Jorge Venceslau da Costa durante o seu discurso como orador das turmas de Licenciatura Plena em Geografia e Química, na solenidade de colação de grau realizada na última sexta-feira, dia 31 de julho, no município de São João do Piauí. Ambos os cursos foram ofertados através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Estadual do Piauí – UESPI.

O Programa formou mais quatro turmas neste fim de semana, graduando ao todo 103 novos profissionais em São João do Piauí e São Raimundo Nonato. Os dois municípios receberam a Vice-Reitora da Universidade Estadual do Piauí, professora doutora Bárbara Melo, o coordenador geral do PARFOR/UESPI, professor doutor Raimundo Dutra, e o coordenador do curso de Geografia do PARFOR/UESPI, professor mestre Rennê Aquino.

A transformação citada pelo orador  vem acontecendo em diversos municípios do estado, onde de 2010 a 2015 o PARFOR/UESPI já entregou à sociedade mais de 1.700 professores capacitados para oferecer uma educação básica de mais qualidade.

Formandos de matemática em São Raimundo Nonato

Para o coordenador geral do PARFOR/UESPI, professor doutor Raimundo Dutra, o momento da graduação é o grande marco de uma etapa de trabalho da Universidade Estadual do Piauí na formação de professores. “Isso significa que a UESPI se solidifica e se fortalece a cada dia na prestação de serviço e no trabalho de contribuição para o desenvolvimento do estado”.

A professora doutora Bárbara Melo exaltou a relevância social do PARFOR. “É um programa que tem um alcance social gigantesco e essas solenidades representam o coroamento de uma parte da caminhada. Somente uma das etapas que a gente não quer que seja a última”,  frisou a vice-reitora da UESPI.

Vice-reitora discursa em solenidade em São João do Piauí

Para Cristovaldo Sousa, um dos 37 graduados em matemática pelo PARFOR em São Raimundo Nonato, esta certamente não será a última etapa. O mais novo matemático já iniciou o mestrado. Apesar da formação em pedagogia e filosofia e duas pós-graduações já concluídas, foi através do PARFOR/UESPI que Cristovaldo pôde realizar o sonho da graduação em matemática, área na qual atua em sala de aula há vários anos. “Consegui a formação na minha área graças ao PARFOR e a flexibilidade que ele proporciona” comemorou o graduado.

Cristovaldo, professor Licenciado em matemática acompanhado da família

Em setembro, mais sonhos serão concretizados através da UESPI e PARFOR, com a graduação de mais sete turmas no interior do estado. E com a contínua oferta de turmas para capacitar mais professores piauienses, o programa oferece a um maior número de pessoas a oportunidade de seguir a recomendação feita pelo orador Jorge Venceslau, no discurso já citado no início desta matéria: “para quem ainda não cursa o PARFOR, se tiver oportunidade não desperdice. Vale a pena estudar”.

Fonte:
Isabel Oliveira e Neumara da Silva