Projeto “VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E VIOLÊNCIA DE GÊNERO”, do PARFOR/UESPI, chega a São Raimundo Nonato

O município de São Raimundo Nonato, situado ao sul do Piauí e a pouco mais de 500km da capital Teresina, sediou a última etapa do Projeto “Violência Contra a Mulher e Violência de Gênero: uma intervenção a partir do cotidiano escolar”, ministrada pela Professora Mestra e Psicanalista Maria Dulce Silva. A cidade foi a última do total de três municípios que receberam a oficina, incluindo Picos e Campo Maior.

Alunos participam de dinâmica. Foto: Marcos Rangel

Com dinâmicas, discussões e debates acerca das diversas formas de violência manifestadas em múltiplos ambientes como residências familiares, escolas e locais de trabalho, além de discutir leis de proteção à mulher e crianças vítimas de abusos, o projeto, por meio de oficina, envolveu os alunos do PARFOR/UESPI, que participaram com interesse e sensibilidade das atividades propostas, demonstrando preocupação com a temática, haja vista que violência contra a mulher tem se tornado crescente na sociedade.

A oficina busca, então, capacitar os alunos do PARFOR/UESPI, que são professores da rede básica de educação, para prepará-los para discutir o tema com seus alunos e sensibilizá-los para o mesmo desde cedo, formando, assim, estes professores para identificar e intervir em situações de violência contra a mulher no âmbito da sua ação pedagógica.

“A oficina contribuiu para o desenvolvimento do trabalho tanto como conselheiro como também professor da rede escolar, aprimorando nossos conhecimentos e permitindo que, futuramente, caso alguma criança ou adolescente na escola passe por problema de violência contra si ou contra a mulher, possamos perceber em sala de aula ou na própria comunidade, e poder intervir e ajudar”, comentou Selmo dos Santos Ferreira, graduando em Licenciatura Plena em Computação pelo PARFOR/UESPI em São Raimundo Nonato e também Conselheiro Tutelar no município vizinho Coronel José Dias. “O resultado foi positivo, pois nunca passamos por uma oficina ou projeto semelhante sobre a violência contra a mulher e outras violências enfrentadas dentro da escola e fora dela também, contribuindo para toda a nossa comunidade”, concluiu.

A oficina foi concluída com sucesso, alcançando os resultados esperados, contribuindo para uma sociedade igualitária, mais justa e sensível.