Projeto Educação e Meio Ambiente encerra atividades em Esperantina

Esperantina recebeu o projeto “Educação e Meio Ambiente: Sensibilizando para a consciência ambiental” nos dias 29 e 30 de maio, que debateu com professores cursistas de Pedagogia e Ciências Biológicas do PARFOR/UESPI questões ambientais importantes e de convivência ética com animais domésticos. Foi o último dos quatro municípios alcançados por essa iniciativa desde março e passou também por Monsenhor Gil, Paulistana e Uruçuí.

Professores cursistas na abertura em Esperantina

Professores cursistas de Pedagogia e Ciências Biológicas na abertura do projeto em Esperantina.

O projeto foi recebido, cordialmente, pela Secretaria Municipal de Educação de Esperantina. No auditório do órgão, onde se acomodaram os participantes, a secretária Elisabeth Aguiar enalteceu o trabalho realizado pelo programa no município no campo da formação de professores. “Projetos como esse são transformadores, abrem portas tanto para os professores cursistas quanto para os seus alunos na educação básica”, disse Elisabeth.

O Prof. Raimundo Dutra, coordenador geral do PARFOR/UESPI, destacou para os presentes a importância do projeto e orientou os professores a aproveitarem ao máximo os dois dias de atividade com os especialistas da equipe. “O que a gente quer é que vocês possam, com a ajuda dessa equipe, elaborar estratégias para tratar ações que tenham impacto no cotidiano de vocês aqui em Esperantina no que diz respeito ao meio ambiente”, explicou.

esperantina

Aluno relata abandono de animais.

Para os participantes, o projeto era uma oportunidade de debater questões ambientais relevantes do município e de se preparar melhor não só para a sala de aula, mas também para encontrar alternativas para os problemas na cidade, como destacou Maciel Paiva, aluno do 6º período de Ciências Biológias do PARFOR/UESPI. “Temos muitos animais soltos nas ruas aqui em Esperantina, o que causa uma série de problemas. Recentemente, uma ex-aluna minha faleceu em decorrência de um acidente causado por animais soltos” conta Maciel.

Problemas ambientais como o destacado pelo aluno Maciel são cotidianos, muitas vezes simples e tem grande repercussão na cidade, na rua, na casa e até nas escolas. Com o objetivo de colocar na pauta de preocupações cotidianas dos professores esse tema que o projeto passou por quatro municípios com realidades distintas e legou aos professores informações fundamentais para que se tornem multiplicadores de boas práticas ambientais e de convivência ética com os animais domésticos. No próximo semestre, mais quatro municípios serão contemplados.

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