Aula de campo trabalha Ecossistema Costeiro do litoral piauiense

Costões rochosos, lagunas costeiras, deltas, manguezais, marismas, praias arenosas, recifes de coral e restingas foram alguns dos temas visto na prática pelos professores cursistas da turma de Biologia, do polo de Luzilândia, na alua de campo realizada no litoral piauiense, em Luís Correia.

“O propósito era entender como as características físicas (tipos de solo, salinidade, ventos) modificavam e interferem nas espécies de plantas e animais presentes em cada ecossistema. Por exemplo, algumas plantas conseguem viver na restinga, mas não sobrevivem no manguezal. Ou ainda, como as plantas do manguezal evoluíram para se adaptar ao ambiente com lama”, explica a professora Msc Polyhanna Ruth Gomes dos Santos.

A aula aconteceu na disciplina de Ecologia Geral e objetivou vivenciar o que os estudantes das ciências biológicas aprenderam na teoria. A incursão foi comandada pela coordenadora de curso, profª Drª Rosemary Cordeiro Brito.

Os alunos debateram sobre as experiências vivenciadas, realizaram anotações e registros fotográficos. “Explicamos os conceitos com os exemplos encontrados. Depois eles enviarão relatórios com a descrição de tudo que foi estudado ”, completa a professora.