Encontro Pedagógico orienta professores formadores do PARFOR /UESPI

Apresentar as ações e orientar os professores formadores do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica foram objetivos do I Encontro Pedagógico do PARFOR/UESPI e da Reunião Pedagógica dos Professores Formadores, que foi realizado para os 244 docentes selecionados nos últimos editais PARFOR/PREG, no Instituto Superior de Educação Antonino Freire-ISEAF, dia 12/06.

Mesa de honra do I Encontro Pedagógico do PARFOR/UESPI.

O evento proporcionou também conhecer a estrutura do Programa, implementado na Universidade Estadual do Piauí, desde 2010, fomentando cursos de primeira e segunda licenciatura para professores em exercício na rede pública de educação básica no estado do Piauí.

Com o tema central “Formação de professores no âmbito do PARFOR: lutas, conquistas e desafios”, o encontro reuniu reitorias, coordenadores, diretores, professores da UESPI e docentes de outras instituições e propôs discussões em torno da formação e competência pedagógica.

“Acredito que a competência pedagógica se constitui no diferencial de qualidade do professor, ou seja, um educador efetivamente comprometido com o seu desempenho como docente. Sabemos que a formação de professores tem sido um grande desafio na atual conjuntura. As lutas são necessárias e o PARFOR/UESPI tem muito que comemorar”, disse a coordenadora geral, professora Msc. Elilian Basílio e Silva.

Com palestra e mesa-redonda, o encontro possibilitou discussões em torno da formação e competência pedagógica.

A coordenadora destacou que o Programa já formou 170 turmas em áreas de licenciatura, graduando cerca de 4.226 professores, em 31 municípios. Ressaltou também que ao longo de 9 anos a CAPES aprovou 5 editais para formação de turmas. O último certame realizado em 2018, possibilitou o ingresso de 683 cursistas em sala de aula.

O pró-reitor da PREG, professor Dr. Pedro Antônio Soares Júnior, falou sobre a relevância dos programas de formação de professores para a educação. “O PARFOR tem tudo a ver com UESPI. Eu tenho certeza que a educação no Piauí tem melhorado, sobretudo por causa da importância da nossa instituição. É a de maior capilaridade, é a que chega em todo estado, mesmo com algumas dificuldades. Os resultados positivos são frutos do trabalho qualificado dos professores”.

O professor Pedro Soares Júnior lembrou que o Encontro Pedagógico foi o primeiro evento realizado depois que a UESPI incorporou as atribuições do ISEAF. “Esse auditório aqui é nosso”, comemorou.

A Coordenadora Geral, professora Msc. Elilian Basílio e Silva e professora Drª Eliene Maria Viana de Figueirêdo Pierote, Coordenadora Institucional da Residência Pedagógica-CAPES/UESPI.

“O reconhecimento pela CAPES da grandeza do PARFOR/UESPI é que nos torna realmente vitoriosos e firmes para poder continuarmos nossa missão. O trabalho conjunto de professores e coordenadores é o que resultou na boa avaliação do Programa”, disse o reitor da UESPI, professor Dr. Nouga Cardoso.

A programação do evento contou com a participação da professora Drª Eliene Maria Viana de Figueirêdo Pierote, Coordenadora Institucional da Residência Pedagógica-CAPES/UESPI,  na palestra Formação do Professor e os Desafios do Contexto Atual. Na parte da tarde, a mesa-redonda “Atuação do professor formador nos componentes curriculares no âmbito do PARFOR” possibilitou a explanação das professoras Drª Maria da Gloria Duarte Ferro Silva, Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI e Drª. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista, Ex-Coordenadora Adjunta do PARFOR/UESPI.

A professora Elilian Basílio e Silva com a Diretora do ISEAF, professora Lucilia Sousa Moura.