Coordenadoras da CAPES realizam visita técnica no PARFOR/UESPI

A Coordenação Geral do PARFOR/UESPI recebeu a vista técnica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, com o objetivo de realizar uma avaliação do programa que está sendo executado pela Universidade Estadual do Piauí, desde 2010.

Durante a visita, Lorena Lins Damasceno, Coordenadora de Apoio à Formação de Profissionais do Magistério CAF/CGDOC/DEB/CAPES, Sofia de Brito Ferreira, Analista em Ciência e Tecnologia da CAPES, e Joquebede dos Santos Antevere Silva, Auditora da CAPES, realizaram sucessivas reuniões com a administração superior da IES e coordenação geral do PARFOR/UESPI para discutir o andamento do Programa.

As visitas técnicas fazem parte dos procedimentos que estão previstos nas legislações dos convênios entre a CAPES e as instituições de ensino superior que executam programas federais. “Pretendemos visitar aqueles convênios que têm maior abrangência. A UESPI vem sendo nossa parceira desde o começo, já formou mais de três mil professores da educação básica pelo PARFOR. Faz parte das nossas atribuições coordenar e fazer um acompanhamento técnico da execução e o cumprimento das metas desse convênio, se estão sendo realizados de acordo com o que estava previsto no plano de trabalho”, disse Lorena Lins.

A coordenadora da CAPES destacou em sua fala que a atual gestão da instituição tem se preocupado com a lisura dos processos seletivos. “O que a gente pode notar de início é que a gestão da UESPI tem se preocupado em aprimorar seus processos, zelando pela transparência na seleção de professores e pagamento de bolsas. Reconhecemos que está havendo um empenho da instituição na execução dos processos da forma mais correta possível. Esperamos fazer esse acompanhamento periodicamente”, destaca.

A coordenadora geral do PARFOR/UESPI, profª Msc. Elilian Basílio e Silva, avaliou como positiva a visita das técnicas, pois permitiu uma maior aproximação com instituição. “Certamente a UESPI sai ganhando. Essa parceria com a CAPES fortalece ainda mais os trabalhos que a universidade vem desenvolvendo e mostra que estamos no caminho certo, pois o trabalho executado pelo PARFOR vai implicar na boa formação dos professores da educação básica que são beneficiados pelo programa.”

Durante os três dias, a coordenação geral do PARFOR esclareceu dúvidas a respeito do andamento do programa, dos processos de avaliação e dos trabalhos que vêm sendo realizados. “Tivemos alguns encaminhamentos futuros para que o programa continue realizando um bom trabalho. Dentre eles estão as atividades complementares dos cursos, que são as AACs, ofertadas através das oficinas pelo PARFOR. Nós faremos isso durante toda a graduação do cursista e só será feio com a autorização e permissão da CAPES”, afirma Elilian Basílio.

Assessoria de Comunicação do PARFOR/UESPI