Última colação de grau convencional do ano acontece em Valença do Piauí

O ano termina com uma boa notícia: o PARFOR formou cerca de 451 professores da educação básica, em 21 municípios piauienses. Em Valença do Piauí, foi realizada a última colação de grau convencional e em separado do ano, dia 05/12, graduando 43 professores nos cursos de Geografia e Pedagogia.

De 2010 até 2018, contabilizam, aproximadamente, 3.702 professores formados pela PARFOR/UESPI. São educadores que antes trabalhavam sem uma formação superior em escolas municipais e estaduais de zonas urbanas e rurais do Piauí. Para o ano de 2019, serão mais 800 professores com cursos de 1ª licenciatura que estarão qualificados para o mercado de trabalho.

A solenidade de colação de grau em separado uniu as turmas de Pedagogia e Geografia, na cidade de Valença. O vice-reitor da UESPI, professor Dr. Evandro Alberto, outorgou o grau para 30 cursistas da primeira licenciatura. A cerimonia de colação de grau da turma “Conquistando Saberes com o Ensino da Geografia” foi realizada em seguida para 11 formandos.

O vice-reitor da UESPI lembrou aos profissionais formados que terão a missão importante de ensinar sobre os desafios que a região onde vivem propõem. “Nesse momento queremos parabenizá-los por essa conquista, estão diplomados por uma das melhores universidades do Nordeste e do Brasil.”

“A partir de hoje vocês não serão mais os mesmos, não serão do mesmo tamanho”, disse a Coordenador Geral do PARFOR, professora Msc Elilian Basílio e Silva, em discurso proferido para os formandos, ao falar sobre a graduação pelo PARFOR. “A ideia de buscar formação superior através do PARFOR é para que possam contribuir com uma sociedade melhor, melhorar a educação das instituições de ensino”.

Para a professora de geografia Francisca Maria Cardoso Souza, de 37 anos, a licenciatura pelo PARFOR abriu oportunidades: “no sentido de formação de ideias, hoje eu sou uma pessoa mais crítica”, argumenta. Outro ponto culminante para a formação foi o incentivo dos professores.  “Aprendi muito com o incentivo dos professores. Eles nos ajudaram a não desistir diante das primeiras dificuldades”, conta ela.

“É uma área que amo. Eu não tinha dúvida do que queria para mim”, conta Francisca Maria ao descrever sua paixão pela docência.  A professora, que ministra aulas há 6 anos, confessa que a graduação pelo PARAFOR fez com que se identificasse ainda mais com as questões voltadas para o campo. Questionada se sua formação irá ajudar na resolução dos problemas da comunidade, ela afirma que sim. “Os conflitos do campo são conflitos bastantes difíceis de resolver. Meu TCC foi sobre a escola do campo e vale a pena lutar por elas. Apesar dos incentivos dos governos serem poucos, são escolas que realmente ensinam e que vivenciam a realidade daquele local”, disse a geógrafa que ministra aulas na zona rural, em Aroazes, situada a 40 Km de Valença do Piauí.

O ex-coordenador do curso de geografia do PARFOR, professor Werton Costa, foi escolhido paraninfo da turma e disse que os formandos se destacaram no curso por serem unidos e esforçados. “Essa turma sempre esteve muito empenhada em agregar conhecimento na sua formação, buscando materiais, fontes que pudessem incrementar sua pesquisa”, disse o docente.

Na solenidade, a Coordenadora Geral do PARFOR refletiu ainda sobre a formação em um curso de licenciatura. “Vocês que viveram essa aventura de se formar em um curso de licenciatura e a desbravar os conturbamos caminhos que a formação em nível superior propõem, que esse momento sirva de reflexão e os ajude a pensar sobre os desafios da profissão que hora abraça, refletir que profissionais querem ser daqui para frente, que educação tem a oferecer para o município de vocês”.

O curso de licenciatura em Geografia pelo PARFOR já licenciou 390  professores e conta com 16 turmas concluídas nos municípios de Barras, Campo Maior, Esperantina, Luzilândia, Teresina, União, Parnaíba, Canto do Buriti, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Amarante, Fronteiras, Paulistana e Valença do Piauí.

Assessoria de Comunicação do PARFOR/UESPI