Cursistas aprendem espanhol cantando músicas latinas

“Uma das maneiras mais práticas de aprender espanhol é ouvindo a língua  falada”, segundo Patrícia Lacerda,  professora de Espanhol. E nada melhor do que aprender a língua dos países hermanos ouvindo e cantando música latina. Essa foi a proposta da Oficina “La música a través de ludicidad de las clases de ELE”- em tradução “A Música através do lúdico das classes do Espanhol”- ministrada  nos dias 03, 04, 17 e 18 de junho para os professores cursistas de Espanhol de Esperantina.

IMG-20170605-WA0001

Turmas de Espanhol de Esperantina praticam a língua dos países hispânicos.

Na oficina foram ministradas as classes gramaticais, os verbos, os fonemas e formas de pronúncia da língua estrangeira dentro das letras musicais de alguns cantores e bandas da atualidade.

“Buscamos criar um ambiente positivo em sala de aula. Os alunos relaxaram e se divertiram. A atividade proposta oferece mais segurança para aqueles cursistas que se sentem mais inseguros”, disse Patrícia, ministrante da oficina.

IMG-20170605-WA0002

As ministrantes da Oficina Patrícia Lacerda, professora de Espanhol, Isassíria Meyga, professora de Espanhol, e o Coordenador do Curso de Espanhol do PARFOR e Coordenador da Oficina, Prof. Me. Josinaldo Oliveira dos Santos.

Segundo a professora de Espanhol Isassíria Meyga, também ministrante da oficina,  a aula de conversação pode ser usada para discutir a forma e o conteúdo da língua. “A nossa oficina procurou também incentivar um debate de como é feito a letra musical, identificando o vocabulário por meio da interpretação gramatical e pronúncia da língua”, disse ela.

As canções são como uma cápsula cultural e facilitam a introdução do vocabulário durante a aprendizagem, pois as mesmas usam contextos que mostram as estruturas gramaticais, classe de pronúncia, tons, ritmos e sotaques da língua forma e informal conducentes à pronúncia de aprendizagem.

IMG-20170605-WA0005

Isassíria Meyga, professora de Espanhol, conversa com os professores cursistas.

Ao final, os alunos participaram de uma competição artística e cultural: tiveram que apresentar uma dança e um prato típico da cultura dos países hispanos hablantes.

IMG-20170618-WA0004

A oficina “La música a través de ludicidad de las clases de ELE” objetiva ensinar a língua dos países hermanos através da música.

Veja mais fotos:

Untitled-1

A turma teve que apresentar um prato típico da cultura dos países hispanos hablantes.

Untitled-1

Os cursistas apresentaram coreografias de músicas latinas .

Elaine de Moura

Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI